A informação contida neste site é necessariamente de caráter geral e não constitui nem dispensa uma consulta médica apropriada.
Desenvolvido por AWDPara alguns companheiros, pode não ser o diagnóstico o que pensam ser a parte mais difícil do processo, mas sim o novo papel no qual que se encontram. Por exemplo, as tarefas domésticas ou preparar as crianças para a escola podem vir a ficar a cargo do seu companheiro enquanto antes eram uma responsabilidade partilhada. É importante reconhecer que isto pode criar dificuldades na sua relação. Por outro lado, isto pode uni-los ainda mais. Seja qual for a resposta do seu companheiro, é importante que tentem falar os dois sobre as suas preocupações.
Pode também achar que o relacionamento entre si e os seus filhos se modificou. As crianças respondem de maneiras diferentes, dependendo da sua idade e carácter. Por exemplo, uma criança mais pequena pode tornar-se mais agarrada e não querer sair de casa nem sequer para a escola. Por outro lado, os adolescentes podem distanciar-se da família e do lar. Os relacionamentos entre mães com cancro da mama e filhas adolescentes podem ser especialmente difíceis. Podem estar preocupadas consigo e ao mesmo tempo ter medo de estar em risco de desenvolver cancro da mama.
Pode sentir que é incapaz de fazer as coisas que fazia antes do seu diagnóstico e que com isso, está a perder algo, e os seus filhos também. É importante ter em mente que haverá um momento em que se sentirá capaz de se envolver de novo.
As respostas emocionais dos seus familiares e amigos em relação ao seu diagnóstico podem variar consideravelmente e estas podem ter um efeito positivo ou negativo em si. São, muitas vezes uma boa fonte de apoio prático e emocional, desde cozinhar-lhe uma refeição, até serem pessoas com quem pode falar honestamente.
Esta secção é dedicada a quem mantém uma relação com alguém a quem tenha sido diagnosticado cancro da mama. Destina-se a dar-lhe uma melhor visão da sua situação e oferece dicas para o ajudar a tomar conta de si e da sua companheira, tanto agora, como no futuro.
Ser o companheiro de alguém com cancro da mama pode ser um período difícil na sua vida. Muitas pessoas referem-se a esta experiência como uma “volta de montanha russa”. Os sentimentos de altos e baixos que pode atravessar, incluindo o choque, a aceitação, o medo, o alívio, a ansiedade e a força, podem ter um enorme impacto tanto a nível físico como psicológico.
O tipo de relacionamento que partilha com a sua companheira pode afectar a maneira como lida com o diagnóstico, tanto em conjunto como a nível individual. Alguns casais crêem que a situação os aproxima mais, enquanto outros, especialmente aqueles que enfrentavam problemas antes do diagnóstico, crêem que isto os pode afastar.
Pode achar que as pessoas mudam devido às suas circunstâncias, incluindo a sua companheira, família, colegas de trabalho e até mesmo os seus amigos, podem ter novas ou diferentes expectativas de si. O que espera de si mesmo como companheiro também muda. Pode ser um momento difícil e para superá-lo melhor, é importante cuidar de si tanto como daqueles que o rodeiam.
Não existe uma maneira certa ou errada de se sentir quando se descobre que a companheira tem cancro da mama. A sua reacção pode ser afectada por muitas coisas tais como, onde estava nessa altura, o quanto sabe sobre cancro da mama, quem lhe conta e o quão preparado está para as notícias. A reacção da sua companheira ao ser diagnosticada pode também influenciar os seus sentimentos.
Enquanto ainda se está a consciencializar do impacto emocional do diagnóstico da sua companheira, será também rapidamente confrontado com decisões práticas sobre o seu envolvimento no tratamento e se ela deseja o seu envolvimento envolvimento. Pode ser confuso familiarizar-se com as informações complexas sobre a cirurgia e quimioterapia e a isso juntar os sentimentos esmagadores que já vem a sentir.
Conteúdos cedidos pelo Breast Cancer Care
Anualmente, o mês de outubro marca o arranque das campanhas de sensibilização sobre o cancro da mama em Portugal e um pouco por todo o mundo. Este ano, o Fundo iMM-Laço convida todos os interessados a visitar os laboratórios dos doze cientistas cujos projetos foram já apoiados por este fundo, desde 2015, no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM). O evento PINK SCIENCE decorrerá no dia 23 de outubro e pretende assim aproximar a ciência desenvolvida nesta área, de todos os cidadãos.
A entrada é livre e sujeita a inscrições através do link: bit.ly/PinkScience
Máximo de 30 participantes em cada visita.
*Horário*:
Manhã – 10:00 – 12:00
Tarde – 15:00 – 17:00
Com a sua ajuda, Jean Louis David conseguiu angariar €13.751,50 para o Fundo iMM-Laço, na luta contra o cancro da mama, durante a Campanha Hair Fashion Weeks, que decorreu no mês de Março de 2019. Muito obrigada!
Pestinhas decidiu fazer uns ténis de homenagem a todos os doentes com cancro da mama. Never give up é a mensagem e palavra de ordem! Com a venda deste produto vão dar 2.50€ em par para o Fundo iMM-Laço.
A iniciativa Hair Fashion Weeks está de volta, este ano com o objetivo de apoiar causas do universo feminino em Portugal, tais como a violência doméstica e o cancro da mama. A Jean Louis David Portugal, em parceria com o...