A informação contida neste site é necessariamente de caráter geral e não constitui nem dispensa uma consulta médica apropriada.
Desenvolvido por AWD
Nos últimos anos, vários estudos têm sido feitos para saber mais sobre as mulheres que estão a viver todos os dias com cancro da mama metastático (cancro da mama avançado). Aqui estão alguns dos resultados e dos comentários:
– Na Europa não sabemos quantas mulheres estão a viver com cancro da mama metastático porque registos oncológicos não contam recidivas.
– Cancro da mama avançado afecta não só a pessoa diagnosticado e os amigos e a família mas também tem um grande impacto social e económico.
– A esperança para o futuro é para novos tratamentos acompanhados por melhores cuidados clínicos, mais e melhor informação que é cada vez mais personalizado e mais medidas para melhorar a qualidade da vida das mulheres com cancro da mama metastático e as suas famílias e os seus amigos.
– O mais importante é que as mulheres com cancro da mama metastático não se sentem sozinhas e que sabem que juntas podem conseguir mais.
– O que é normal para muitos na altura do diagnóstico inicial e se a doença esta a piorar: depressão; preocupação constante; dor que pode interferir com a vida quotidiana; ansiedade; uma sensação de ter perdido a sua identidade pessoal desde o diagnóstico.
Mensagens de mulheres com cancro da mama metastático em todo o mundo:
Segundo um estudo sobre mulheres com cancro da mama metastático na Europa:
– 51% tem filhos em casa e a doença as obriga a dedicar menos tempo à família.
– 40% estão a trabalhar e cerca de metade foram obrigadas a fazer alterações ao trabalho por causa da doença
As mulheres com cancro da mama metastático vivem mudanças profundas nas suas vidas e elas e as suas famílias enfrentam desafios psicossociais que afectam significativamente a qualidade da vida:
“ às vezes sinto me escondida e esquecida”.
“Bem – agora estou muito positiva no dia-a-dia – é fácil quando não tenho dor – estou determinada a viver o mais tempo possível mas o meu médico diz que não há cura, por isso aceito que ou mais cedo ou mais tarde, e de certeza absoluta mais cedo do que quero, o cancro vai me apanhar. “
“Levou um tempo para eu aceitar a indefinição de um diagnóstico “metastático”. Mas quando percebi, aceitei a minha realidade e consegui começar a “viver no momento”. Isto é o desafio.”
“As pessoas afastam-se de mim quando descobrem que tenho a doença.”
Referencias:
European Quality of Life Survey (EQLS) 2011
Here and Now Consumer Poll of Awareness of Advanced Breast Cancer – Novartis
ABC Patient and Carer Survey – Novartis
Living with metastatic breast cancer: a global patient survey by Musa Mayer
Anualmente, o mês de outubro marca o arranque das campanhas de sensibilização sobre o cancro da mama em Portugal e um pouco por todo o mundo. Este ano, o Fundo iMM-Laço convida todos os interessados a visitar os laboratórios dos doze cientistas cujos projetos foram já apoiados por este fundo, desde 2015, no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM). O evento PINK SCIENCE decorrerá no dia 23 de outubro e pretende assim aproximar a ciência desenvolvida nesta área, de todos os cidadãos.
A entrada é livre e sujeita a inscrições através do link: bit.ly/PinkScience
Máximo de 30 participantes em cada visita.
*Horário*:
Manhã – 10:00 – 12:00
Tarde – 15:00 – 17:00
Com a sua ajuda, Jean Louis David conseguiu angariar €13.751,50 para o Fundo iMM-Laço, na luta contra o cancro da mama, durante a Campanha Hair Fashion Weeks, que decorreu no mês de Março de 2019. Muito obrigada!
Pestinhas decidiu fazer uns ténis de homenagem a todos os doentes com cancro da mama. Never give up é a mensagem e palavra de ordem! Com a venda deste produto vão dar 2.50€ em par para o Fundo iMM-Laço.
A iniciativa Hair Fashion Weeks está de volta, este ano com o objetivo de apoiar causas do universo feminino em Portugal, tais como a violência doméstica e o cancro da mama. A Jean Louis David Portugal, em parceria com o...