A informação contida neste site é necessariamente de caráter geral e não constitui nem dispensa uma consulta médica apropriada.
Desenvolvido por AWDO linfedema é um inchaço (edema) causado pela acumulação de líquido linfático (linfa) nos tecidos da superfície do corpo. Após o tratamento ao cancro da mama, pode ocorrer esta acumulação de linfa como consequência de alterações no sistema linfático devido à cirurgia e/ou radioterapia aos gânglios linfáticos na axila e áreas circundante. Este linfedema pode acontecer por vezes, sem cirurgia nem radioterapia e dever-se à existência de células cancerígenas que ocuparam o sistema linfático.
A nível emocional, pode sentir que é muito mais difícil lidar com o linfedema do que com os tratamento do cancro. Pode viver uma mistura de sentimentos dependendo do grau do edema e isso pode afectar a sua vida diária mas é normal sentir-se irritada ou por vezes cansada. Pode controlar estes sentimentos tentando compreender o porquê deste linfedema se ter desenvolvido e tomar medidas positivas tais como o relaxamento para a ajudar a lidar com os sentimentos.
Se houver momentos em que sente que não está a lidar bem com a situação, não hesite em pedir ajuda, seja ao seu médico especialista ou ao fisioterapeuta. Pode ser útil falar com outras pessoas que estejam a viver a mesma experiência.
Algumas pessoas pensam que o linfedema afecta a sua autoconfiança porque precisam de repensar o seu dia-a-dia por ex. relativamente a passatempos ou actividades. Isto pode ter um impacto na sua vida social ou relações pessoais. Fale com o especialista que trata o seu linfedema sobre como pode modificar as suas actividades em vez de as abandonar completamente.
Por vezes o edema pode ser difícil de esconder (especialmente durante os meses de verão) e pode ser algo que a lembre constantemente do seu diagnóstico de cancro da mama. Pode mesmo achar que certas pessoas que lhe são próximas não compreendem como um sintoma “aparentemente inofensivo” como o edema lhe pode causar tamanha angústia.
Controlar o seu linfedema pode significar que precisará de fazer algumas alterações ao seu estilo de vida, mas com o tratamento adequado os sintomas podem ser reduzidos, contribuindo para minimizar o impacto na sua vida diária.
Estima-se que 25-35% dos doentes que completaram a cirurgia e/ ou radioterapia da axila, como parte do seu tratamento do cancro da mama, possam vir a desenvolver linfedema em algum momento da sua vida.
O objectivo do tratamento do linfedema é incentivar o fluído linfático a afastar-se dos tecidos, fazendo os vasos linfáticos trabalhar mais. Embora a forma como isto é feito varie de acordo com a gravidade de seu linfedema, o seu tratamento irá incluir algumas ou todas das seguintes abordagens em momentos diferentes. Pode conseguir fazer muitas destas coisas em simultâneo com qualquer tratamento profissional a que está sendo submetida.
Anualmente, o mês de outubro marca o arranque das campanhas de sensibilização sobre o cancro da mama em Portugal e um pouco por todo o mundo. Este ano, o Fundo iMM-Laço convida todos os interessados a visitar os laboratórios dos doze cientistas cujos projetos foram já apoiados por este fundo, desde 2015, no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM). O evento PINK SCIENCE decorrerá no dia 23 de outubro e pretende assim aproximar a ciência desenvolvida nesta área, de todos os cidadãos.
A entrada é livre e sujeita a inscrições através do link: bit.ly/PinkScience
Máximo de 30 participantes em cada visita.
*Horário*:
Manhã – 10:00 – 12:00
Tarde – 15:00 – 17:00
Com a sua ajuda, Jean Louis David conseguiu angariar €13.751,50 para o Fundo iMM-Laço, na luta contra o cancro da mama, durante a Campanha Hair Fashion Weeks, que decorreu no mês de Março de 2019. Muito obrigada!
Pestinhas decidiu fazer uns ténis de homenagem a todos os doentes com cancro da mama. Never give up é a mensagem e palavra de ordem! Com a venda deste produto vão dar 2.50€ em par para o Fundo iMM-Laço.
A iniciativa Hair Fashion Weeks está de volta, este ano com o objetivo de apoiar causas do universo feminino em Portugal, tais como a violência doméstica e o cancro da mama. A Jean Louis David Portugal, em parceria com o...