A informação contida neste site é necessariamente de caráter geral e não constitui nem dispensa uma consulta médica apropriada.
Desenvolvido por AWD
Cuidados paliativos devem fazer parte do tratamento de todas as doenças oncológicas por ser a área que ajuda a controlar a dor e aumentar o conforto dos doentes em qualquer fase do tratamento.
Pensar acerca da continuação da vida depois de morrer pode ser doloroso para si e para aqueles que estão próximos mas, para algumas pessoas, deixar os assuntos em ordem é algo positivo.
Esta pode ser uma forma de certificar-se de que os seus desejos são respeitados após a sua morte. Poderá desejar fazer um testamento ou alterar um já existente ou poderá querer deixar uma lista de documentos importantes com a informação sobre onde se encontram e o que fazer com eles.
Algumas pessoas decidem planear o seu próprio funeral. Isto pode parecer algo difícil de se fazer mas pode ser parte do processo de lidar com o facto de que irá morrer. Se tiver filhos, poderá querer pensar naquilo que gostaria que eles tivessem após a sua morte. Algumas pessoas escrevem cartas aos seus filhos, principalmente se são pequenos, ou organizam caixas de recordações com mensagens ou objectos com um significado especial.
Tudo isto poderá ser muito precioso para uma criança cujo pai/mãe morreu, por isso deve pensar cuidadosamente naquilo que lhe irá deixar ou no que irá escrever. O seu filho saberá que o amou mas se o escrever numa carta explicando que não desejava deixá-lo, poderá ajudá-lo no futuro. Por outro lado, é importante que não peça demasiado a uma criança. Por exemplo, se lhe disser que seja bem sucedido nos exames ou que seja forte, isso poderá ser um fardo demasiado pesado para ele suportar.
“Aos 38 anos, quando soube que tinha cancro da mama já no primeiro diagnóstico com metástases, o meu mundo desmoronou-se. Foi azar mas não foi culpa minha – nem tinha idade para fazer mamografia do rastreio. No início, tentei explicar aos amigos que eu não tinha o cancro da mama que “desaparece” depois dos tratamentos. Não vou ser uma “sobrevivente” com camisola cor da rosa. Mas estou focada agora em viver bem o mais tempo possível. Faço ioga, estou com a minha família. É a qualidade que conta.”
Video “Enjoy Every Sandwich” do Lee Lipsenthal
Um guia sobre o fim da vida e o que queremos (Estados Unidos) – Cinco Desejos
https://www.agingwithdignity.org/five-wishes.php
Anualmente, o mês de outubro marca o arranque das campanhas de sensibilização sobre o cancro da mama em Portugal e um pouco por todo o mundo. Este ano, o Fundo iMM-Laço convida todos os interessados a visitar os laboratórios dos doze cientistas cujos projetos foram já apoiados por este fundo, desde 2015, no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM). O evento PINK SCIENCE decorrerá no dia 23 de outubro e pretende assim aproximar a ciência desenvolvida nesta área, de todos os cidadãos.
A entrada é livre e sujeita a inscrições através do link: bit.ly/PinkScience
Máximo de 30 participantes em cada visita.
*Horário*:
Manhã – 10:00 – 12:00
Tarde – 15:00 – 17:00
Com a sua ajuda, Jean Louis David conseguiu angariar €13.751,50 para o Fundo iMM-Laço, na luta contra o cancro da mama, durante a Campanha Hair Fashion Weeks, que decorreu no mês de Março de 2019. Muito obrigada!
Pestinhas decidiu fazer uns ténis de homenagem a todos os doentes com cancro da mama. Never give up é a mensagem e palavra de ordem! Com a venda deste produto vão dar 2.50€ em par para o Fundo iMM-Laço.
A iniciativa Hair Fashion Weeks está de volta, este ano com o objetivo de apoiar causas do universo feminino em Portugal, tais como a violência doméstica e o cancro da mama. A Jean Louis David Portugal, em parceria com o...