A informação contida neste site é necessariamente de caráter geral e não constitui nem dispensa uma consulta médica apropriada.
Desenvolvido por AWDSão sinais de suspeição:
• A detecção de um nódulo (caroço) à palpação. • O aumento progressivo e assimétrico de uma das mamas.
• Alterações cutâneas (depressão, espessamento ou endurecimento da pele) localizadas.
• Retracção de um dos mamilos.
• Corrimento (branco amarelado ou sanguinolento) mamilar.
Em todos estes casos, deverá recorrer de imediato ao médico.
As mamas são constituídas por tecido gordo glandular e fibroso. Assentam na parte da frente do peito e estendem-se para baixo e à volta em direcção à axila. O tecido mamário é suportado por ligamentos e assenta no músculo grande peitoral, entre a segunda e a sexta costelas.
O tecido glandular contém lobos mamários, com muitos lóbulos mais pequenos dentro de cada um. Os lóbulos são as glândulas de produção de leite. Durante a amamentação, o leite é transportado através de tubos chamados ductos até ao mamilo. A área mais escura da pele à volta do mamilo chama-se aréola. Na aréola existem alguns pequenos altos. São normais e chama-se glândulas de Montgomery. Produzem líquido para hidratar o mamilo e aréola.
1. Saiba o que é normal em si
2. Saiba que alterações deve procurar e sentir
3. Veja e sinta
4. Informe o seu médico sobre alguma alteração
5. Faça exames de rotina (mamografia, ecografia) às mamas a partir dos 50 anos
Uma alteração no tamanho ou forma | Uma alteração na estrutura da pele. Se ficar franzida ou ondulada (como casca de laranja) |
Um caroço ou espessamento que está diferente do resto do tecido da mama | Vermelhidão ou erupção cutânea na pele da mama e/ou no mamilo |
Se o seu mamilo ficar invertido (for para dentro) ou alterar a sua posição ou forma |
Um inchaço na sua axila ou à volta da clavícula |
Descarga (de líquido) de um ou ambos os mamilos | Dor constante na sua mama ou axila |
Se notar alguma alteração, por favor, consulte o seu médico de imediato. Não se importe de fazer alarido e lembre-se que a maior parte das alterações a nível da mama não são cancro, mesmo se necessitar de tratamento ou consultas de seguimento.
O seu médico poderá tranquilizá-la após examinar a sua mama, ou pode ser aconselhada a voltar numa altura diferente do seu ciclo menstrual para descartar a hipótese de uma causa hormonal. Em alternativa, pode ser encaminhada para uma clínica da mama para uma examinação mais detalhada.
Conteúdos cedidos pelo Breast Cancer Care
Anualmente, o mês de outubro marca o arranque das campanhas de sensibilização sobre o cancro da mama em Portugal e um pouco por todo o mundo. Este ano, o Fundo iMM-Laço convida todos os interessados a visitar os laboratórios dos doze cientistas cujos projetos foram já apoiados por este fundo, desde 2015, no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM). O evento PINK SCIENCE decorrerá no dia 23 de outubro e pretende assim aproximar a ciência desenvolvida nesta área, de todos os cidadãos.
A entrada é livre e sujeita a inscrições através do link: bit.ly/PinkScience
Máximo de 30 participantes em cada visita.
*Horário*:
Manhã – 10:00 – 12:00
Tarde – 15:00 – 17:00
Com a sua ajuda, Jean Louis David conseguiu angariar €13.751,50 para o Fundo iMM-Laço, na luta contra o cancro da mama, durante a Campanha Hair Fashion Weeks, que decorreu no mês de Março de 2019. Muito obrigada!
Pestinhas decidiu fazer uns ténis de homenagem a todos os doentes com cancro da mama. Never give up é a mensagem e palavra de ordem! Com a venda deste produto vão dar 2.50€ em par para o Fundo iMM-Laço.
A iniciativa Hair Fashion Weeks está de volta, este ano com o objetivo de apoiar causas do universo feminino em Portugal, tais como a violência doméstica e o cancro da mama. A Jean Louis David Portugal, em parceria com o...